José Vassalo Pereira (1944-2016)

CURTA BIOGRAFIA DO PROFESSOR JOSÉ VASSALO PEREIRA (1944-2016)

José António Vieira Vassalo Pereira nasce a 14 de Março de 1944, em Lisboa. Concluído o curso liceal em 1961 no Liceu Normal Pedro Nunes, prossegue a sua formação académica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ao mesmo tempo que frequenta o atelier do pintor Guilherme Filipe. Termina a licenciatura em Matemática em 1965, e obtém uma bolsa de estudos para doutoramento do Instituto de Alta Cultura. João Luís Andrade e Silva é o mentor do seu ingresso na Universidade de Paris IV, Sorbonne, e da sua integração no círculo dos colaboradores de Louis de Broglie, prémio Nobel da Física, que será o orientador da sua tese de doutoramento em Física, defendida em 1971.

Regressa a Portugal em 1972 e, enquanto cumpre o serviço militar como oficial da Marinha no Instituto Hidrográfico, inicia a docência na Faculdade de Ciências como Professor Auxiliar especialmente contratado do Departamento de Física, onde também são professores João Luís e Maria Helena Andrade e Silva. Terminado em 1974 o serviço militar, é nomeado Professor Auxiliar. Realiza as provas de agregação em Física em 1978, e, em 1979, com a aplicação do novo Estatuto da Carreira Docente Universitária, é promovido a professor Catedrático do Departamento de Física da FCUL, funções em que se manteve até à aposentação em 2002.

Ao longo da sua carreira académica leciona várias disciplinas da área da Física, em particular Métodos Matemáticos da Física, Mecânica Analítica, Mecânica dos Meios Contínuos, Termodinâmica, Física Estatística e Sistemas Dinâmicos. Durante o mesmo período, publica dezasseis artigos científicos, quase sempre como único autor. Até 1982, o seu trabalho de investigação relaciona-se sobretudo com a Mecânica Quântica e o possível desenvolvimento das propostas de de Broglie. A partir de 1982, passou a interessar-se pelos fenómenos de phase-locking e sincronização e, mais em geral, pelos efeitos colectivos em ensembles de osciladores em interacção.

A partir da aposentação e até à sua morte, em 30 de Abril de 2016, dedicou-se principalmente à pintura.

Física Estatística (Departamento de Física, FCUL, 2003)

Física Estatística - Exercícios resolvidos (Departamento de Física, FCUL)

Curso de Teoria de Sturm Liouville e Funções Especiais (Departamento de Física, FCUL)

(a divulgação destes documentos foi autorizada pela família, por e-mail de 8-3-2020)