João Andrade e Silva (1928 - 2017)

CURTA BIOGRAFIA DO PROFESSOR JOÃO LUÍS ANDRADE E SILVA (1928-2017)

João Luís Andrade e Silva nasceu a 2 de Janeiro de 1928, na Figueira da Foz. Frequentou os dois primeiros anos do liceu nesta cidade, vindo depois para Lisboa. Matriculou-se no Liceu Pedro Nunes onde terminou o ensino secundário. Durante o período liceal esteve um ano doente, sofrendo tuberculose óssea.

Iniciou a Licenciatura em Ciências Físico-Químicas em 1947 e conheceu Maria Helena Carvalho de Sousa, sua colega de curso, com quem veio a casar-se em 1953. Enquanto estudante universitário foi diretor da CIÊNCIA - Revista dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa. Já no final do curso, foi um dos estudantes da FCUL que solicitaram ao pensador António Sérgio uma palestra sobre Platão, pedido que deu origem a vários encontros e às reflexões contidas nas famosas “Cartas de Problemática”, publicadas, em brochuras individuais, entre 1952 e 1955, e, só quase meio século depois, sob forma de livro. Desde cedo que Andrade e Silva se sentiu atraído pelos fundamentos das ciências, cujas dimensões históricas e filosóficas integrou na sua forma de pensar, fazer e ensinar física.

Terminou a sua licenciatura em 1950 e, em 1953, abandona o Portugal de Salazar, exilando-se em Paris, para onde vai com Maria Helena, com uma bolsa do Instituto Francês em Portugal, seguida de uma outra atribuída pelo Centre Nationale  de la Recherche Scientifique (CNRS). Orientado por Louis de Broglie, prémio Nobel da Física em 1929, a sua dissertação de doutoramento, intitulada La théorie des systèmes de particules dans l'interprétation causale de la mécanique ondulatoire, foi defendida em 1960. Trabalhou no Institut Poincaré, no grupo de investigação de Louis de Broglie durante quase duas décadas, sendo, em conjunto com Georges Lochak, um dos colaboradores mais próximos do Nobel.

Autor de uma vasta obra científica no domínio da Mecânica Quântica não ortodoxa, versando sobre a teoria da dupla solução de Louis de Broglie, ciclos limites, transições quânticas ou termodinâmica da partícula isolada, muitos dos seus artigos científicos foram publicados nos Comptes Rendus de l’Académie des Sciences de Paris, alguns em co-autoria com Louis de Broglie e Georges Lochak. Em co-autoria com Louis de Broglie escreveu Etude critique des bases de l'interprétation actuelle de la mécanique ondulatoire (Paris: Gauthier-Villars, 1963), com 9 edições e traduzido em três línguas. Data ainda deste período, o livro de divulgação Quanta, Grains et Champs (1969), escrito em co-autoria com Georges Lochak, e com prefácio de Louis de Broglie, cujo sucesso se pode avaliar pelas várias edições de que foi alvo e pelas traduções em inglês, português, espanhol, italiano, alemão e holandês.

Em 1971, durante a “Primavera Marcelista”, e por iniciativa do Ministro da Educação, Veiga Simão, regressou a Portugal integrando o Laboratório de Física, hoje Departamento de Física, da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, como Professor Catedrático. Lecionou Mecânica Quântica e criou um grupo de investigação na área que foi a base da que hoje já começa a ser conhecida pela Escola de Lisboa. Após a revolução de Abril de 1974, iniciou a lecionação da disciplina de História das Ideias em Física, considerando-a fundamental na formação dos estudantes de física e empenhando-se, daí em diante, no desenvolvimento da História e Filosofia das Ciências em Portugal.

HISTÓRIA DAS IDEIAS EM FÍSICA (João Andrade e Silva, FCUL-DF)

MECÂNICA QUÂNTICA (João Andrade e Silva, FCUL-DF)

(a divulgação deste documento foi autorizada pela família, por e-mail de 9-1-2021)