Noémio Macias Marques (1930 - 2018)

CURTA BIOGRAFIA DO PROFESSOR NOÉMIO MACIAS MARQUES (1930-2018)

Noémio Macias Marques nasce a 20 de Maio de 1930, em Loulé. Faz em Faro o curso do liceu, que completa em 1948, e frequenta a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), onde obtém em 1952 o grau de licenciado em Ciências Físico-Químicas.

Em 1953, é contratado como segundo assistente do 1º grupo (Física) da 2ª Secção da FCUL, funções que exerceu até Setembro de 1960, apenas com a interrupção entre Setembro de 1954 e Fevereiro de 1956 para cumprimento do serviço militar. Nesse período, é encarregado das regências práticas de Eletricidade e de Ótica, e do Curso Complementar de Física, coadjuvando o Professor António da Silveira até 1956, e, posteriormente, os Professores J. Sarmento de Vasconcellos e Castro e M. Telles Antunes. Também nesse período, inicia a sua atividade de investigação sob a orientação de António da Silveira no estudo de estruturas moleculares em soluções por meio da espectrografia do efeito de Raman. Este trabalho experimental decorre até 1965 no Centro de Estudos de Física anexo ao Laboratório de Física da Universidade de Lisboa, em colaboração com Maria Helena Nobre Duarte Silva Alves Paias, até 1956, e, posteriormente, com Manuel Alves Marques.

Nos cinco anos letivos desde 1960/61 até 1964/65 passa a exercer as funções de regente da Cadeira de Física Geral na Escola Naval, primeiro como professor contratado (1960/61) e, após concurso de provas públicas, como Professor do 2º Grupo de Cadeiras da Escola Naval. Nesse período, projeta e orienta a construção do Laboratório de Física da Escola Naval.

De Outubro de 1965 a Julho de 1970, estagia no Laboratoire de Spectroscopie Moléculaire de la Faculté des Sciences de Paris, como bolseiro do Instituto de Alta Cultura (IAC), para trabalhar sob a orientação de Gilbert Amat na área da Física Molecular, em métodos de cálculo de espectros moleculares de vibração-rotação. Obtém o grau de Docteur  ès-Sciences Physiques em 1970 com a tese intitulada “Hamiltoniens pour la vibration-rotation des molécules triatomiques non-linéaires: comparaison critique et formulation genérale”. No ano letivo seguinte prossegue a sua estada em Paris e a sua actividade no mesmo laboratório, passando a colaborar com Jacques Bordé, na altura aluno de doutoramento de Gilbert Amat.

Em Agosto de 1971, reingressa na FCUL como Professor Auxiliar do Grupo de Física, passando a Professor Extraordinário em Fevereiro de 1975 após concurso de provas públicas. É nomeado Professor Catedrático em 1 de Dezembro de 1979. Ao longo da carreira na FCUL regeu várias disciplinas avançadas da sua área de especialidade, mas o seu nome fica sobretudo ligado ao ensino do Eletromagnetismo ao nível do 2º ano do curso de Física.

Na vertente de investigação, prossegue o trabalho iniciado na sua tese, integrado até 1976 no Projecto LF1-I do IAC, dirigido por José Gomes Ferreira, e, a partir dessa altura, dirigindo a Linha de Espectroscopia Molecular Teórica do Centro de Física da Matéria Condensada das universidades de Lisboa (LF6 do I.N.I.C.), que então se fundou.  A ligação a Paris através da colaboração com Jacques Bordé e Gilbert Amat mantem-se ativa durante os anos setenta e oitenta, passando a incluir também a partir dos anos oitenta a equipa de Christian Bordé do Laboratoire de Physique des Lasers em Paris-Nord. Em 1974 acolhe como estudante pós-graduada Maria Laura Gonçalves Palma, que virá a doutorar-se também no Laboratoire de Spectroscopie Moléculaire e a participar nessas colaborações.

Jubila-se em 14 de Outubro de 2000. Morre, em Lisboa, no dia 14 de Dezembro de 2018.

Electromagnetismo (FCUL-DF)

Campo Electromagnético.   Apêndices   (FCUL-DF)

Campo Magnético (FCUL-DF)

Corrente Eléctrica (FCUL-DF)